As pessoas estão jogando cada vez mais em smartphones e tablets, enquanto deixam de lado os consoles portáteis. Como consequência, há uma migração da receita de um segmento para o outro. É o que revela um levantamento feito pela App Annie em parceria com a IDC. Comparando a receita com games entre o primeiro e o segundo trimestre, houve crescimento na App Store e na Google Play, enquanto os consoles portáteis registraram queda.

Outra descoberta importante: no segundo trimestre, pela primeira vez, a receita gerada por jogos na Google Play superou aquela registrada por todos os consoles portáteis juntos (Nintendo 3DS, DS e DSi; e Sony Playstation Portable e Vita). A maior parte do faturamento da loja do Google com games (cerca de 70%) provém da região da Ásia/Pacífico, principalmente dos mercados japonês e sul-coreano. Agora, as receitas de games da Google Play e da App Store somadas representam mais de quatro vezes aquela dos consoles portáteis (veja gráfico abaixo).

 

 

Os games responderam no segundo trimestre por aproximadamente 40% dos downloads na App Store e na Google Play. E sua participação na receita das lojas agora gira em torno de 75%. Cabe destacar que neste levantamento não foi computada a receita com publicidade dentro dos jogos, apenas aquela com downloads e com vendas in-app. No caso dos consoles portáteis, foram consideradas as vendas de jogos em embalagens em lojas físicas e pela Internet, mas não as vendas exclusivamente digitais.

Ranking

Na App Store, os cinco jogos que mais geraram receita no segundo trimestre foram: 1) Clash of clans; 2) Puzzle & Dragons; 3) Candy Crush Saga; 4) Hay Day; e 5) The Simpsons Tapped Out.

Na Google Play, o ranking foi: 1) Puzzle & Dragons; 2) Candy Crush Saga; 3) Windrunner for Kakao; 4) Cookie Run for Kakao; e 5) Fives 2013 for Kakao.