A estratégia dos publishers de games móveis é quase sempre a mesma: uma corrida desenfreada em busca de sucessivos “hits”. Investe-se pesadamente em cada lançamento, mas muito pouco no aprimoramento posterior do jogo, porque a equipe logo está concentrada no desenvolvimento do próximo sucesso. O Candy Crush Saga, entretanto, prova que não precisa ser desse jeito. Com 10 anos de história, ele continua sendo o jogo móvel que mais gera receita nas lojas de aplicativos, e acumula mais de 3 bilhões de downloads. Tjodolf Sommestad, presidente da King, empresa que criou o Candy Crush, contou essa história no Mobile World Congress (MWC 2023), nesta quarta-feira, 1, em Barcelona.

O Candy Crush Saga foi lançado em novembro de 2012. “Foi um fenômeno. Nunca imaginamos que comemoraríamos seu décimo aniversário e que o jogo seguiria batendo recordes”, comentou. Logo depois do sucesso de Candy Crush Saga, a King fez o que 99,9% dos desenvolvedores de jogos fariam: começou a pensar no seu próximo título. Em 2014 lançou o Candy Crush Soda Saga. E em 2015, o Candy Crush Jelly Saga. E depois o Candy Crush Friends Saga. Mas nenhum deles repetiu o sucesso do primeiro. Os jogadores experimentavam por um tempo, mas logo voltavam para o original. “Passamos três anos gastando muito dinheiro”, lamentou.

“O que significa sucesso para um game? Para a gente, o sucesso era encontrar o próximo hit. A gente estava sempre lançando e lançando. Mas os títulos (depois do Candy Crush Saga) alcançavam um pico e depois caíam”, lembrou.

Então a King aprendeu a lição: era melhor investir seu tempo e dinheiro no aprimoramento do Candy Crush Saga para manter sua base fidelizada e conquistar novos jogadores. “Passamos a ver a inovação de forma diferente. Entendemos que precisávamos inovar naquele game que as pessoas já estavam jogando”, explicou.

E assim foi feito a partir dali. Milhares de novas fases foram criadas para o Candy Crush Saga desde então. No lançamento eram 65, agora são mais de 13 mil, com fases novas toda semana.

As fases velhas, por sua vez, continuam sendo aprimoradas. Foram criadas inclusive versões para daltônicos.

Por demanda dos usuários, a King promoveu competições internacionais de Candy Crush Saga. E para a comemoração do aniversário de dez anos, uma orquestra sinfônica foi contratada para criar uma nova trilha sonora para o game.

“Os players querem se deslumbrar toda vez que abrem o app”, disse Sommestad. “Se você seguir evoluindo seu hit game, ele pode ser um produto de sucesso por muitos anos”, resumiu.