O tamanho da transformação que a IA deve gerar no cenário corporativo foi tema do Super Bots Experience 2025, evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira, 21. Mostrando aplicações e resultados práticos, Fernando Wolff, CEO e cofundador da Tech for Humans, compara o impacto da IA ao da internet, apostando em uma completa remodelagem do mundo dos negócios.

O executivo destaca que, apesar da empolgação do mercado, ainda existe uma disparidade significativa entre intenção e maturidade tecnológica. Citando dados da consultoria McKinsey, o executivo disse que 92% das empresas planejam investir em IA nos próximos três anos; entretanto, apenas 1% se considera madura para lidar com a tecnologia de forma eficaz.

Para Wolff, no entanto, não é necessário que as organizações estejam totalmente preparadas para dar início a projetos de IA. “Começamos antes da pandemia o desenvolvimento de um equipamento para monitoramento de pacientes crônicos, em parceria com a eretz.bio e o hospital Albert Einstein. Em 2026, teremos mil pacientes sendo acompanhados remotamente em casa”, exemplificou, lembrando que quando o projeto começou, o uso da IA ainda engatinhava.

Outro exemplo trazido por ele foi o da Porto Seguro, onde a adoção de sistemas que resumem conversas anteriores aos operadores de call center — antes do início do atendimento humano, já realizado pelo chatbot, URA ou outros canais automáticos — proporcionou uma redução de 1,5 mil horas mensais de trabalho. “Esse ganho de eficiência libera recursos e otimiza o tempo dos colaboradores, gerando resultados tangíveis para a empresa”, disse.

Em outra frente, a Porto Bank desenvolveu sua própria plataforma de IA, batizada de GenChat, devido à impossibilidade de utilizar soluções abertas. O sistema integra diversas LLMs (modelos de linguagem) e permite que os colaboradores conduzam interações avançadas por meio de prompts. Atualmente, 80 profissionais estão treinados para operar a ferramenta, evidenciando o avanço da capacitação interna.

A Tech for Humans também trouxe inovações para o setor de mineração, ao abordar a logística de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Antes da implementação de IA e automação, colaboradores precisavam se deslocar para retirar EPIs, o que acarretava perdas de tempo e de equipamentos. A solução desenvolvida envolveu hardware e software: máquinas distribuídas na fábrica armazenam os EPIs, identificando o colaborador por biometria e fornecendo o equipamento necessário no tamanho correto. Somente no caso dos macacões, por exemplo, as perdas foram reduzidas em mais de 70%.

Apesar dos avanços, Wolff aponta que o treinamento insuficiente dos profissionais para operar novas ferramentas gera desconfiança quanto ao uso da IA em atividades críticas. Por esse motivo, as empresas acabam criando barreiras e limitando o potencial da tecnologia. Mas ele acredita que, no futuro, a governança de fato será estabelecida pelas próprias companhias — e não por órgãos governamentais ou grandes empresas de tecnologia. “Essas estruturas de governança nascerão à medida que as iniciativas ganharem corpo e escala dentro das organizações”, diz.

Embora os benefícios sejam evidentes, muitos projetos de IA acabam não avançando por falta de engajamento coletivo dentro das empresas. Wolff alerta que, quando não há envolvimento de todos os setores, o impacto desses projetos é pequeno, o que pode levá-los ao fracasso. O desafio está em criar estratégias que promovam a adesão de toda a equipe e maximizem o potencial da tecnologia.

Super Bots Experience 2025

Evento organizado por Mobile Time, o Super Bots Experience acontece nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, no WTC, em São Paulo. Nesta sexta, haverá painéis sobre o marco legal de inteligência artificial, com a participação de especialistas sobre o tema; empresas de setores diversos debaterão as vantagens e desvantagens de cada estratégia de posicionamento móvel para relacionamento com seus clientes; entre outros.

Entre as empresas participantes do evento nesta sexta estão DMA, Claro, Vivo, Nio, Blip, ElevenLabs, iFood, Bemobi, Inter, Itaú, Magie, entre tantas outras.

A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!