O grupo chinês de internet Alibaba anunciou que fará o spin-off (separação) da unidade Aliyun, responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional para dispositivos móveis que leva o mesmo nome. O software é motivo de queixas públicas do Google, que acusa a empresa de utilizar o código aberto do Android para criação de um ecossistema fechado, indo contra as regras de seu sistema.

Segundo um memorando assinado pelo CEO do Alibaba, Jack Ma, publicado pelo site chinês TechinAsia, “o negócio Aliyun como sistema operacional será desatrelado da unidade de computação em nuvem do Alibaba (Alicloud/Aliyun) e funcionará como uma operação independente”.

No documento, Ma informa, também, que serão investidos US$ 200 milhões do caixa do grupo para reforçar as áreas de recursos humanos, tecnologia e infraestrutura. O presidente da Aliyun será Jonathan Lu, atual CTO do Alibaba, que manterá as duas ocupações.

Procurada pelo blog de tecnologia TechCrunch, a companhia confirmou a veracidade do documento publicado, mas se recusou a fazer comentários sobre a separação.