As infrações no trânsito conseguem irritar e tirar do sério muitos pedestres e outros motoristas no dia a dia das grandes cidades brasileiras. O aplicativo Tá Errado App (Android, iOS) tenta ajudar a aliviar o estresse com a denúncia de infratores nas ruas do País.

Criado pelo jornalista Rafael Prada, o app permite aos usuários tirarem fotos e publicá-las com comentários e o local exato da infração. Em conversa com MOBILE TIME nesta segunda-feira, 21, Prada explica que o intuito do app é ajudar o condutor em sua reeducação. “A gente queria alertar para a falta de educação no trânsito e para a falta de respeito às leis”, explicou Prada. “A ideia principal era dar essa ferramenta, esse poder, nas mãos das pessoas”.

Com menos de duas semanas na loja de aplicativos do Google Android, Google Play, o Tá Errado App teve 200 denúncias feitas por usuários de todo o Brasil e conta com 400 usuários ativos das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O app para iOS acabou de entrar no ar.

Contudo, percebe-se que o app reproduz a foto na íntegra ao mostrar carro e placa. Questionado se isso poderia causar algum problema por expor o motorista, o criador do app rechaçou. “Infelizmente no Brasil só uma coisa funciona com a gente: multa. O cinto de segurança é um exemplo: só começou a ser usado depois de imposição por multa”, comentou o jornalista. “O objetivo é tentar reeducar e ajudar as pessoas. Esconder a placa não adianta, não vai ter reeducação e a rua é publica”, completou.

Sobre uma parceria com os órgãos de trânsito, Prada indicou que neste primeiro o aplicativo apenas coletará dados e informações, mas poderá conversar para ajudar as Companhias de Engenharia de Tráfego (CETs).

Tá Errado App para Android

Tá Errado App para iOS