TikTok

Imagem recente de novas funcionalidades no TikTok (reprodução: TikTok)

A Claro adicionou o TikTok (Android, iOS) com zero-rating à sua oferta de plano para clientes pré-pagos nesta quarta-feira, 21. Os consumidores que aderirem ao pacote conhecido como ‘Prezão Mensal’ (R$ 30/mês) terão 12 GB de Internet (6 GB mais 6 GB por seis meses válidos para clientes que contratarem chip mais recarga integrados) e um adicional de 2 GB para usar no app de vídeos.

Contudo, o contrato explicita que não está inclusa a função ‘ao vivo / live’.

“Portanto, se utilizada, resultará no desconto normal da franquia original contratada. Qualquer uso externo, redirecionamento para outros aplicativos e sites, não estão inclusos nesta oferta e terão consumo da franquia de Internet do pacote Prezão”, diz trecho do documento no site da Claro.

Outra ressalva é que a novidade vale apenas para o plano mensal, o plano Prezão semanal segue sem mudanças.

Além do TikTok, SMS e ligações ilimitadas, o pacote inclui outras plataformas que não descontam da franquia:

  • WhatsApp com chamadas de voz, vídeo e consumo de vídeo e imagens (exceto links externos);
  • Acesso ao conteúdo do app educacional Descomplica;
  • Streaming de áudio Claro Música;
  • App e site do Claro Cursos;
  • Acesso ao app Skeelo;
  • Alguns conteúdos do app Claro tv+ ou a não cobrança de franquia em conteúdo alugado/comprado;
  • Adicional de 3 GB de franquia para clientes da carteira Claro Pay;

De acordo com Fábio Nahoum, diretor de produtos e de proposta valor da operadora, o TikTok foi escolhido após entrevista da Claro com seus clientes para entender como poderiam atender suas necessidades e aspirações.

Análise

A parceria entre Claro e TikTok é um recado ao mercado de que a operadora não fechou as portas para o zero-rating. Na última edição do MobiXD, evento organizado por Mobile Time no primeiro semestre deste ano, um dos temas discutidos foi a renovação (ou não) dos contratos das operadoras com as OTTs, em especial com a chegada do 5G e possível aumento do consumo de dados entre os consumidores.

Vale dizer, o contrato esclarece que o TikTok pode ser usado com a quinta geração da Internet móvel, porém, no padrão de entrada (DSS). Ou seja, o contrato não inclui os padrões non standalone (NSA) e standalone (SA) que estão sendo usados no ligamento oficial das operadoras no Brasil.

Além da Claro, a TIM falou recentemente que não haverá mudanças nas parcerias de zero rating com o 5G.