Na sexta-feira passada, 10, Mobile Time publicou uma matéria especial analisando os 10 anos de acordos de zero rating entre operadoras móveis e aplicativos de uso massivo. Alguns leitores entraram em contato com a redação para apontar dois fatores no horizonte de curto e médio prazo que devem impactar os acordos de zero rating mantidos no Brasil e que não foram mencionados na matéria: a migração de clientes da Oi e a chegada das redes 5G.

Ao herdarem clientes da Oi, as compradoras Claro, TIM e Vivo precisarão oferecer-lhes planos com preços e condições similares aos que possuíam na operadora adquirida. Isso vale para os acordos de zero rating. E a Oi é a única que oferece o aplicativo TikTok em regime de zero rating para planos controle e pós-pago. Então, ou Claro, TIM e Vivo disponibilizam o TikTok sem uso da franquia de dados para os clientes oriundos desses planos na Oi, ou então algum precisam oferecer outro app que possa ser considerado “similar”.

A chegada do 5G, por sua vez, é tida como uma oportunidade de as operadoras se desvencilharem dos acordos de zero rating. Com a alta velocidade da rede de quinta geração e a necessidade de troca de SIMcard pelo assinante, as teles têm a chance de construir novos planos, com condições e benefícios diferentes. A tendência é de que as franquias de dados sejam aumentadas de maneira significativa, tornando o zero rating praticamente desnecessário. É especulada também a possibilidade de se adotar a redução de velocidade quando atingida a franquia de dados, em vez do bloqueio da navegação.