| Publicada originalmente no Teletime | A fabricante de equipamentos de rede Cisco anunciou um acordo para comprar a empresa de software Splunk por U$ 28 bilhões. Com a aquisição, a fabricante pretende impulsionar soluções de cibersegurança voltadas à detecção e resposta para a prevenção de ataques a sistemas.

Essa é a maior compra da Cisco, já que o montante representa 13% do atual valor de mercado da empresa. Em nota, a companhia informou que vai pagar US$ 157 por ação em dinheiro. A aquisição foi aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração da Cisco e da Splunk.

Após a conclusão da aquisição, o presidente e CEO da Splunk, Gary Steele, se juntará à equipe de liderança executiva da Cisco, reportando-se ao presidente e CEO Chuck Robbins.

Apesar da sinalização de compra anunciada nesta quinta-feira, 21, espera-se que o acordo seja fechado até o fim do terceiro trimestre de 2024 – ficando sujeito à aprovação regulatória e de condições específicas, incluindo a aprovação dos acionistas da Splunk.

Expectativas

A ideia é complementar o portfólio de produtos da Cisco com os recursos de segurança da Splunk – especialmente quando o assunto é inteligência artificial (IA). Além disso, há a expectativa de que o fluxo de caixa seja positivo e a margem bruta aumente no primeiro ano fiscal após o fechamento, e o lucro por ação não-GAAP aumente no ano dois. Com isso, fala-se em aceleração do crescimento da receita e a expansão da margem bruta.

Em comunicado à imprensa, o presidente e CEO da Splunk, Gary Steele, disse que, juntas, as duas empresas formarão um líder global em segurança. “A união com a Cisco representa a próxima fase da jornada de crescimento da Splunk, acelerando nossa missão de ajudar organizações em todo o mundo a se tornarem mais resilientes, ao mesmo tempo em que entregamos valor imediato e atraente aos nossos acionistas”, completou Steele.

“Nossas capacidades combinadas impulsionarão a próxima geração de segurança e observabilidade habilitadas para IA”, disse o presidente e CEO da Cisco, Chuck Robbins. “Desde a detecção e resposta a ameaças até a previsão e prevenção de ameaças, ajudaremos a tornar organizações de todos os tamanhos mais seguras e resilientes”, explicou o executivo.

Segundo a Cisco, a união destas duas organizações permitirá maiores investimentos em novas soluções, inovação acelerada e maior escala global para apoiar as necessidades de clientes de todos os tamanhos.