Quatro dias após receber a aprovação da União Europeia, a Cisco completou a compra da Splunk nesta segunda-feira, 18. Antes, a compra de US$ 28 bilhões (US$ 157 por ação da empresa especializada em compartilhamento e monetização de dados) era esperada para o terceiro trimestre de 2024.

Com a Splunk em seu portfólio, a Cisco quer dar um “superpoder” às redes, como escreveu o CEO Chuck Robbins em seu blog. Isso acontecerá ao combinar as capacidades de redes da Cisco com inteligência artificial da Splunk para melhorar a segurança e observabilidade nas redes.

“As organizações precisam se conectar com as pessoas, lugares, aplicativos, dados e dispositivos que dão poder aos negócios. E eles precisam proteger sua presença digital de ameaças de cibersegurança, quedas de acesso e riscos ao negócio”, compartilhou o executivo.

“A combinação Cisco e Splunk trará uma visibilidade e análise dentro do footprint digital de uma organização, algo acelerado por compreensiva segurança, observabilidade e soluções de redes. A partir dessa união e alimentados por IA, os nossos clientes poderão oferecer experiências seguras e contínuas para clientes e funcionários nos mundos físico e digital”, completou Robbins.

Os efeitos financeiros positivos da aquisição devem aparecer a partir de 2025 com aumento da margem bruta, além de acelerar a receita da companhia nos anos seguintes.