Paulo Henrique Possas, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, durante o Mobi-ID 2022 (Crédito da imagem: Izilda França)

Em apenas um mês e meio desde que entrou em operação comercial o embarque aéreo por reconhecimento facial no Brasil, 90 mil pessoas já cadastraram seus rostos em aplicativos das companhias aéreas para essa finalidade. O número foi apresentado por Paulo Henrique Possas, diretor do departamento de planejamento e gestão da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, durante apresentação no Mobi-ID, seminário organizado por Mobile Time na última quarta-feira, 19, em São Paulo.

Por enquanto o sistema está disponível somente nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo. O passageiro precisa cadastrar seu rosto durante o processo de check-in, no aplicativo da companhia aérea. O passo a passo varia em cada uma. É necessário que o passageiro já tenha dados biométricos armazenados em alguma base consultada pelo governo federal, como a de carteiras nacionais de habilitação (CNH).

Com o rosto cadastrado, o passageiro entra na sala de embarque e também na aeronave apenas com o reconhecimento facial, sem necessidade de apresentar qualquer documento.