Ilustração: Cecilia Marins

O Instagram (Android, iOS) anunciou na última quinta-feira, 21, uma ampliação do seu recurso de bloqueio, entre outras medidas de segurança. Agora, quando um usuário bloqueia alguém, também terá opção de fazer isso com outras contas que essa pessoa possa ter ou criar, tornando mais difícil interações indesejadas.

De acordo com testes feitos pela plataforma utilizando o novo recurso, espera-se que 4 milhões de contas a menos precisem ser bloqueadas toda semana, já que isso será feito automaticamente.

Outra novidade foi introduzida pelo Instagram. Agora, quando um usuário responde a um comentário que o sistema identifica como possivelmente ofensivo, uma notificação vai incentivá-lo a pausar e reconsiderar como deseja responder. A funcionalidade está disponível para apps em inglês, português, espanhol, francês, chinês ou árabe.

Uma nova atualização também lembra o usuário de ser respeitoso ao mandar mensagens diretas para criadores de conteúdo. O recurso vai ser introduzido nas próximas semanas globalmente.

Palavras ocultas

No ano passado, a rede social lançou um recurso de “palavras ocultas”, que permite ao usuário filtrar comentários e solicitações de mensagens diretas com determinadas palavras, frases e emojis considerados ofensivos. O recurso reduziu em 40% a exposição a conteúdos do tipo nas contas em que é utilizado. Por isso, criadores de conteúdo o terão automaticamente ativado.

Respostas a stories de pessoas que você não segue também poderão ser filtradas da mesma forma, com sete novos idiomas disponíveis. O filtro foi melhorado para detectar textos que tentam burlar o sistema substituindo caracteres, como o “i” por “1”. Em alguns países com idioma em inglês, poderão ser filtradas solicitações de mensagem que possivelmente contenham spam ou fraudes.