O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, ganhará uma versão inspirada na história de Zumbi dos Palmares. Nela, os jogadores vão atuar de maneira colaborativa para defender o território quilombola contra a invasão dos colonizadores escravocratas. O mapa recria a ambientação do famoso quilombo e estará disponível dentro do Fortnite, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2024. O game está sendo feito por desenvolvedores negros e da periferia sob a liderança da Salve Games e como parte do projeto Bioma Comunicação Ancestral, da PretaHub, financiado pela Fundação Ford.

A iniciativa cumpre dois objetivos. O primeiro é educacional, transmitindo através de um jogo eletrônico a história do Quilombo dos Palmares pela perspectiva dos quilombolas. “Muitas narrativas são silenciadas pela forma como são construídas. Este jogo é pensado para apresentar nossa história com um perspectiva contracolonial”, explica Juliana Gonçalves, gerente do projeto Bioma Comunicação Ancestral, em conversa com Mobile Time. 

O segundo objetivo é o de ampliação da diversidade no mercado de produção de games, com a contratação de profissionais negros e periféricos. Muitos dos profissionais que atuam no projeto não haviam conseguido se inserir nesse mercado até então por causa do racismo estrutural existente no Brasil. 

“É notório que a indústria de games é tóxica e que precisa avançar em diversidade”, comenta Alexandre de Maio, diretor da Salve Games, também em conversa com Mobile Time. “Esse projeto traz o lado da representatividade. Ele desperta o sonho da molecada de fazer jogos no Brasil, independentemente do tema. Queremos inspirar essa galera e mostrar que isso é possível, e que não precisam ter uma condição financeira alta”, acrescenta.

Os desenvolvedores receberam computadores aptos para esse trabalho. Também foram contratados historiadores e roteiristas. Para recriar o quilombo, a equipe viajou para a Serra da Barriga, onde ficava Palmares, teve uma visita guiada para conhecer melhor a história da resistência negra na região.

No game, os jogadores poderão usar armas do século 17, como arco e flecha e garrucha. E precisarão combater várias ondas de invasões, tal como aconteceu ao longo de décadas em Palmares. Uma árvore sagrada e vários objetos da época farão parte da ambientação do jogo, que contará também com personagens históricos, como Zumbi e Dandara.

(Crédito da imagem no alto: divulgação)