“OpenAI it’s nothing without its people” (“OpenAI não é ninguém sem seu pessoal”, na tradução livre para o português). Desde segunda-feira, 20, funcionários da OpenAI estão publicando essa frase nas redes sociais, como o X (ex-Twitter). Isso porque no mesmo dia, um grupo empregados da companhia escreveu uma carta pública para os atuais diretores e para o conselho administrativo da empresa ameaçando demissão em massa para se juntar a Altman e Greg Brockman na Microsoft caso o atual conselho não saia e o novo conselho coloque diretores independentes e readmitam Altman e Brockman. O número de signatários da carta está em 702, num universo de 770 trabalhadores. Wired relatou pela primeira vez sobre a carta na segunda-feira.

Entre os signatários está Mira Murati, executiva que assumiu interinamente o controle da empresa logo após a demissão de Sam Altman como SEO da companhia de inteligência artificial generativa – mas que foi substituída por Emmett Shear. Há também Brad Lightcap, COO da OpenAI.

“Suas ações tornaram óbvio que você é incapaz de supervisionar a OpenAI”, diz a carta aos diretores e ao conselho.

O texto informa ainda que a Microsoft teria garantido a esses funcionários que eles teriam empregos na nova subsidiária de inteligência artificial comandada por Altman , caso “decidissem ingressar”.