O CEO da Zoop, Fabiano Cruz, acredita que o avanço do tap on phone como modal de pagamento no Brasil pode colaborar para o desligamento das redes 2G e 3G. Em sua teoria, como essa opção de pagamento tem conectividade diretamente no smartphone (com 4G ou 5G) do comerciante, a tecnologia consegue desafogar as redes mais antigas, que hoje recebem tráfego de maquininhas de cartão de crédito.

Vale lembrar, a Anatel recentemente abriu uma tomada de subsídios para ouvir os players do setor sobre o desligamento do 2G e do 3G. Na prática, Vivo e TIM têm uma parceria de RAN Sharing que engloba a desconexão do legado e eventual reutilização do espectro para novas tecnologias.

Cruz também acredita que, além do desligamento das redes 2G e 3G, a chegada do tap on phone às massas ajudará a vender mais smartphones 5G. “Por isso é um novo paradigma. Acho que o pessoal percebe isso”, comentou.

Embora seja uma tecnologia relativamente nova, o CEO da Zoop entende que a adoção do pagamento por aproximação no celular do comerciante está rápida. Em uma pesquisa nacional encomendada pela empresa junto à Qualibest em outubro deste ano, 35% dos 880 internautas ouvidos já pagaram pelo handset do vendedor.