Mulher brasileira com mais de 35 anos usuária de Blackberry: esse é o perfil de quem hoje mais se preocupa com a privacidade dos seus dados pessoais no uso de apps móveis, segundo uma pesquisa realizada pelo MEF com 9,5 mil usuários de smartphones em 10 países.

De acordo com a pesquisa, 70% das pessoas entrevistadas consideram importante saber se um aplicativo está armazenando suas informações e 71% julga importante saber se esses dados estão sendo compartilhados com terceiros. Portanto, os usuários de smartphones demandam transparência por parte dos desenvolvedores, para que possam tomar uma decisão bem informada sobre baixar ou não baixar um app.

Os entrevistados deveriam dar uma nota de 1 a 5 quanto à importância dessa transparência sobre o compartilhamento de dados com terceiros, onde 5 significava "extremamente importante".  No Brasil, 54% responderam que era "extremamente importante", enquanto a média mundial foi 49%. Outros países acima da média foram África do Sul (61%), México (58%), EUA (58%) e Reino Unido (57%). Entre mulheres, 57% responderam com grau 5, resposta dada por apenas 46% dos homens. Entre pessoas acima de 35 anos, 57% disseram eu era "extremamente importante", enquanto entre os mais jovens a participação foi de 47%. Na comparação entre sistemas operacionais, os mais preocupados são os usuários de Blackberry (62%), seguidos por aqueles de iOS (53%) e Android (48%).

A pesquisa também mediu a percepção dos usuários quanto ao controle que têm sobre o uso dos seus dados por terceiros. Apenas 33% entendem ter controle total sobre isso. No Brasil, essa resposta foi dada por 35% dos entrevistados. O México é o país onde menos pessoas julgam ter controle total sobre o que é feito com seus dados (21%), seguido por EUA (22%) e Reino Unido (24%). A Índia é o país onde mais gente acredita ter esse controle: 48%. Entre mulheres, apenas 29% acreditam ter controle total, enquanto essa resposta foi dada por 35% dos homens. Entre pessoas com mais de 35 anos, apenas 23% entender controlar o que é feito com seus dados, contra 36% daqueles mais jovens. Neste aspecto, os usuários de Blackberry são os menos preocupados: 37% acham que têm controle. Entre usuários de Android e iOS essa resposta foi dada por apenas 25% e 31%, respectivamente.

Localização

Sobre o compartilhando de sua localização através de apps móveis, 35% das pessoas disseram não se sentir "nem um pouco confortáveis". Na análise por país, novamente Brasil e México aparecem entre os primeiros, com 44% e 56%, respectivamente, dizendo que não se sentem nada confortáveis com o compartilhamento de sua localização. Mulheres (43%), pessoas acima de 35 anos (39%) e usuários de Blackberry (40%) foram os grupos mais preocupados com essa questão.

Cartão de crédito

Outra pergunta era: o quão confortável você está quanto a fornecer os dados do seu cartão de crédito em um aplicativo móvel? Novamente, era possível dar uma nota de 1 a 5, onde 1 significava "nem um pouco confortável". Na média mundial, 52% deram nota 1 para essa questão. O Brasil foi o campeão: 65% dos entrevistados disseram não se sentir "nem um pouco confortáveis" em fornecer seu número de cartão de crédito em um aplicativo, seguido por África do Sul (61%), México (58%) e Reino Unido (53%). Mais uma vez mulheres (56%), pessoas acima de 35 anos (57%) e usuários de Blackberry (58%) compõem os grupos mais desconfiados.