O Spotify (AndroidiOS) apresentou uma série de conteúdos que entrarão em seu portfólio de podcasts nos próximos meses, uma categoria que cresceu 1.500% nos últimos três anos em consumo mensal e possui mais de 340 milhões de ouvintes. O mais proeminente de todos é o podcast ‘Renegades: Born in the USA’ com o ex-presidente dos EUA Barack Obama e a lenda do rock Bruce Springsteen, que entra na plataforma nesta segunda-feira, 22. Em sua primeira temporada, o Dollar Shave Club (um clube de assinatura de lâmina de barbear) e a Comcast serão os patrocinadores. Os dois primeiros episódios de Renegades: Born in the USA já estão disponíveis. As informações foram compartilhadas nesta segunda-feira, 22, quando executivos apresentaram planos de expansão da plataforma e novidades da empresa.

O podcast é uma parceria do Spotify com a Higher Ground, a empresa de conteúdo de Barack e Michelle Obama. E terá Springsteen e Obama falando sobre a infância, suas respectivas cidades que cresceram, relação com seus pais, quando se conhecerem (2008) e pessoas que os inspiram.

Além da série com o ex-presidente, a companhia da família Obama lança o podcast ‘Tell Them, I Am’, um podcast que dará voz à comunidade muçulmana, o que inclui atletas, artistas, atores e ativistas. Esse programa de áudio começa no primeiro dia do Ramadã, 12 de abril.

Vale lembrar que a ex primeira-dama norte-americana também tem seu podcast na plataforma.

DC, DuVernay e irmãos Russo

Outra parceria apresentada pelo Spotify nesta segunda-feira foi com a Warner Media para trazer personagens da DC aos podcasts. O primeiro programa confirmado é ‘Batman Unburied’ que será lançada em meados de 2021 com características de thriller noir e investigações. A série tem produção executiva de David S. Goyer, um dos principais do estúdio e um dos produtores da última trilogia de filmes do Batman, o que mostra o potencial que a Warner tem nos podcasts.

Durante a live, Jim Lee, CCO da DC, afirmou que este é o primeiro de vários personagens da DC que podem ter espaço do áudio. Superman, Lois Lane, Mulher Maravilha, Coringa, Mulher Gato, Batgirl e Arlequina são alguns dos personagens no radar de Lee para entrar no Spotify.

Outros nomes do universo bilionário dos filmes de heróis que chegam ao portfólio de podcasts do Spotify são os irmãos Joe e Anthony Russo, os diretores de ‘Capitão América: Guerra Civil’, ‘Vingadores: Guerra Infinita’ e ‘Vingadores: Ultimato’. Por meio de sua produtora, AGBO, Russos fecharam um acordo plurianual com a plataforma de streaming para criar séries de podcast.

Igualmente com sucesso nos cinemas com ‘Selma’, mas no ramo do drama étnico, a cineasta Ava DuVernay também fechou parceria com o serviço de áudio. Ela trará o ARRAY para os podcasts, um movimento criado após a morte de George Floyd que narra casos de investigação de policiais que cometeram assassinatos.