[Atualizado às 10h47 do dia 23/02/2024 especificando que era pessoas] O Google suspendeu temporariamente a função de geração de imagens de pessoas Gemini a partir desta quinta-feira, 22. O uso da ferramenta imagética foi pausado após a companhia receber reclamações dos usuários sobre falhas em “representações históricas”, segundo publicação em um dos perfis da companhia no X.

Os internautas alertaram sobre problemas envolvendo racismo e contexto histórico na última quarta-feira, 21. Entre os exemplos mais citados estão imagens geradas com pessoas de origem indiana (asiática) para expressar a época colonialista norte-americana, um período que teve relação mais estreita entre caucasianos, negros escravizados e indígenas.

Após os primeiros alertas, o Google informou na quarta-feira que estava trabalhando no problema. Mas, após receber uma enxurrada de críticas na rede social, a companhia decidiu tirar a função de geração de imagem do Gemini até corrigir as falhas.

Vale lembrar, o Gemini é uma inteligência artificial generativa multimodal (texto, imagens e áudio), uma reformulação da plataforma Bard. Chegou ao mercado com versão em app e uma versão paga. Foi lançada no último dia 9 de fevereiro, em menos de uma semana passou de 300 mil downloads e ganhou atualização para desenvolvedores uma semana depois.

Parceria com Reddit

Além da pausa no serviço de imagem, o Google apresentou uma nova parceria com o Reddit nesta quinta-feira, segundo publicação em seu blog. Por meio da plataforma de machine learning na Google Cloud, a Vertex AI, a rede social colocará seus conteúdos em produtos do Google; em contrapartida, o Google terá acesso à API de dados do Reddit.

A ideia do Reddit é levar suas comunidades e seus conteúdos para mais usuários, além de melhorar sua própria busca e outras ferramentas com o Vertex AI. Por sua vez, o Google vê na API do Reddit uma oportunidade para melhorar seus produtos, serviços e treinar modelos de IA, além de acessar as informações da rede social.

Também em seu próprio blog, o Reddit lembra que a parceria não muda os contratos de uso de sua API, que é gratuita para uso comercial. E o Google afirmou que o acordo não altera o uso de conteúdo rastreável e disponível publicamente para indexação, treinamento ou exibição em produtos do Google – algo que causa polêmica com empresas de notícias no mundo todo pela falta de pagamento devido na indexação.