A OLX (Android, iOS) detectou um aumento nas compras de produtos de segunda mão. A pesquisa Brasil Digital: Itens, Parados em Casa aponta que os produtos usados que mais se destacaram na preferência de compra foi o celular, sendo mencionado por 28% dos respondentes, seguidos de perto por roupas, calçados e materiais esportivos (27%), equipamentos eletrônicos (22%), eletrodomésticos (17%) e móveis (15%).

Os aparelhos celulares também estão entre os produtos mais vendidos pelos internautas, empatados com roupas, calçados e materiais esportivos (ambos os segmentos com 26%). Na sequência, aparecem os produtos eletrônicos (20%), eletrodomésticos (18%), e móveis (16%).

A pesquisa também aponta que 39% dos entrevistados realizaram a compra de um produto usado na Internet e, dentro dessa porcentagem, 45% o fizeram pela primeira vez durante a pandemia do novo coronavírus. Antes da crise sanitária, a preferência por produtos novos era maior entre aqueles que realizavam compras pela primeira vez: 60%, contra 54% de interessados por itens de segunda mão.

O estudo foi realizado com 1.906, por meio de web-app com internautas de todas as regiões do País, de diferentes classes e gêneros, a partir de 16 anos, entre os dias 19 de setembro a 19 de outubro de 2020.