A pesquisa OpinionBox Insights: Mobilidade, sobre aplicativos de transporte individual de carros, mostra que 70% dos entrevistados possuem o app da Uber. Aliás, a marca é a mais citada espontaneamente. Oito em cada 10 entrevistados a mencionaram, e 97% conhecem a Uber. Para 74% é o app preferido. Além da Uber, 99, Cabify e Easy participaram da pesquisa realizada em janeiro com 2.106 internautas de todos os estados brasileiros. A 99 foi apontada como o app preferido por 19% dos entrevistados; Cabify, 1%; e Easy, 1%.

Sobre o comportamento de compra dos entrevistados, 47% utilizam apps de corrida pelo menos uma vez por semana. E 79% gastam menos de R$ 100 por mês nesses aplicativos, sendo que 49% das pessoas gastam menos de R$ 50. Já 21% gastam mais de R$ 100 e, desse grupo, 2% gastam mais de R$ 500.

Hábitos

A frequência dos pedidos dos consumidores aumentou de um ano para cá. 29% dos entrevistados acreditam que pedem mais carros em apps que um ano atrás. E também 29% acham que vão pedir esses veículos em aplicativos ainda mais daqui a 12 meses.

Pelo menos uma vez por mês 21% dos usuários pedem um carro por aplicativo. Todos os dias, apenas 4%; entre quatro e seis vezes por semana, 10%; entre duas e três vezes por semana, 18%; uma vez por semana, 15%; uma vez a cada 15 dias, 14%; uma vez por mês, 14%; menos de uma vez por mês, 21%; e não usam mais, 4%.

Motivações

O preço baixo (74%) é o principal fator que pesa na hora de escolher um aplicativo. A segurança está em segundo lugar, com 54%, e 49% pedem o app por causa do tempo de espera. Outros 40% pedem pela facilidade em usar o aplicativo e outros, 29% pelos cupons de desconto.

Net Promoter Score (NPS)

A Uber sai na frente também na mensuração do NPS, metodologia usada para medir a satisfação e a lealdade dos consumidores pelas marcas. A Uber possui 59% de seus clientes promotores da marca. Já 30% deles são neutros, ou seja, nem divulgam, nem falam mal. E, por fim, 11% são detratores. Isso dá à Uber 48 de NPS.

A 99 possui 51% de promotores, 31% de neutros e 18% de detratores. Isso dá à marca 33 de NPS

Já o Cabify, 35% são promotores, 39% são neutros e 26% são detratores. Isso dá à marca 9 de NPS.

Por fim, a Easy conta com 31% de promotores, 34% de neutros e 35% de detratores, o que lhe rende -4 de NPS. Ou seja, seus clientes não estão satisfeitos.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2019 com 2.106 internautas de todos os estados brasileiros. 49% dos entrevistados são homens e 51%, mulheres. A margem de erro da pesquisa é de 2,1pp e o grau de confiança é de 95%.