Contêiner em praça de Búzios onde é feito teste de chamada holográfica

A Oi está demonstrando a tecnologia 5G na cidade turística de Búzios/RJ, em parceria com a Huawei. As duas empresas montaram uma estação rádio-base (ERB) de quinta geração em uma praça de Búzios usando uma faixa de 100 MHz na frequência de 3,5 GHz – a mesma que deve ser leiloada pelo governo federal em 2020, mas em blocos menores, provavelmente.

Em um contêiner na mesma praça é feita uma chamada holográfica sobre 5G. Cada dupla de visitantes é convidada a vestir óculos especiais, que estão conectados via Wi-Fi a CPEs 5G da Huawei. Os dois CPEs, por sua vez, se comunicam com a ERB 5G da praça. Dentro do contêiner, duas câmeras captam as imagens holográficas dos visitantes e as transmitem pela rede 5G. No óculos a pessoa consegue ver a imagem holográfica da outra em tempo real, com baixa latência.

4,5G

A intenção da Oi é transformar Búzios em uma vitrine do que há de mais moderno em sua rede. Enquanto o 5G não é lançado oficialmente no Brasil, a rede móvel da operadora na cidade, composta por 10 ERBs, foi toda modernizada e agora opera com a tecnologia 4,5G, também com equipamentos da Huawei. Foram também adicionadas três small cells para completar a cobertura, que abrange 90% da área urbana de Búzios. A Oi trabalha com uma combinação de três frequências: 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz. Nas três a empresa está usando a tecnologia MIMO 4×4. Nos testes realizados por Mobile Time, a velocidade de download chegou a 89 Mbps.

“É um trabalho em conjunto de inovação e esperamos que se torne referência para ser implementado em outros municípios”, comenta Julio Sgarbi, diretor de consultoria da Huawei.

Contando com Búzios, a Oi já opera com 4,5G em 26 cidades brasileiras.

FTTH

Ao mesmo tempo, a Oi e a Huawei instalaram fibra óptica por praticamente toda a cidade de Búzios. A rede passa por 19 mil residências e deve chegar a 25 mil em abril, abrangendo mais de 90% das casas do município da região dos Lagos, informa Laone Poletto, diretor de planejamento de core e transmissão da Oi.

Com a oferta de fibra em casa (FTTH, na sigla em inglês), a Oi consegue oferecer banda larga fixa com velocidade de até 200 Mbps, além do serviço de IPTV. A rede de FTTH da Oi está disponível em outras 32 cidades: Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Pouso Alegre (MG), Divinópolis (MG), Poços de Caldas (MG), Montes Claros (MG), Varginha (MG), Vespasiano (MG), Ubá (MG), Betim (MG), Recife (PE), Olinda (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Vilar dos Teles (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), São Gonçalo (RJ), Cabo Frio (RJ), Teresópolis (RJ), Nilópolis (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Porto Alegre (RS), Viamão (RS) e Brasília (DF).