Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil

A Equinix relata que houve um aumento no tráfego de Internet com o distanciamento social relacionado ao coronavírus no Brasil, mas não o suficiente para soar alertas e aumentar capacidade de interconexão e dados de seus clientes. Eduardo Carvalho, presidente da companhia no Brasil, explica que, embora haja empresas com crescimento exponencial de uso – como apps de videoconferência e serviços de conectividade –, sua firma tem capacidade para suprir a demanda local.

Em conversa recente com Mobile Time, Carvalho disse que a companhia mantém um cronograma para seguir no protagonismo do fornecimento de interconexão de dados e datacenters, a partir do segundo trimestre de 2020, mesmo com a crise da Covid-19. Além do aumento de uso com apps e serviços de conectividade, o executivo cita o apoio para hospitais e outros serviços de primeira necessidade que precisam de apoio.

“Tráfego de Internet e processamento são os dois pontos que mostram o nosso crescimento em 2020. Pautado nessas duas premissas, nós temos crescido. E abrigamos hospitais, faculdades e escolas que precisam de capacidade. Temos visto uma demanda por expansão em educação”, relata o gestor. “Esse momento (de pandemia) vai mudar a relação entre fornecedor e consumidor. Até os conceitos de expansão de escritório precisarão ser mudados. O home office colabora para redução do tráfego urbano também”.

Carvalho cita inclusive medidas internas, como a equipe de operação dos datacenters usando roupas de proteção, adoção do home office, medição da temperatura dos trabalhadores, isolamento de pessoas por 15 dias em caso suspeito da doença e visitas virtuais com clientes aos datacenters.

“Com isso estamos encerrando bem o primeiro trimestre. Temos um bom cronograma para o segundo trimestre e esperamos continuar protagonistas em interconexão e datacenter”, completou. “Para alguns serviços, nós temos prioridades na fila. Hospitais ou empresas que servem à sociedade, nós priorizamos. É uma forma de colaborarmos (para combater a Covid-19)”.

Dívidas

Outro tema abordado na conversa foi a possibilidade de aumento de empresas com dívidas que contratam serviços da Equinix. O presidente da empresa disse que o analisará caso a caso, pois o intuito não será prejudicar ninguém: “Temos noção que é um momento ruim para determinados segmentos e bom para outros. Vamos conseguir equilibrar isso para não prejudicar o mercado como um todo. Temos um papel de não deixar a economia parada”. E completou: “as empresas têm uma responsabilidade social muito grande. Não é hora de demissões”.