A América Latina terá em quatro anos um crescimento médio composto de 50% na capacidade de interconexão, de uma média de 289 terabits por segundo (Tbps) de 2019 para 1,4 mil Tbps em 2023, um movimento que foi acelerado pela demanda da digitalização durante a crise do novo coronavírus.

O dado é do quarto relatório Global Interconnection Index da Equinix que analisa os dados do setor por meio de monitoramento, avaliação e previsão do crescimento da capacidade de interconexão, com um conjunto variado de parceiros e provedores.

Dos 11 setores incluídos no documento, a área de conteúdo e mídia digital é a que mais deve crescer até 2023, 62%. As áreas com mais capacidade de interconexão na região serão Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro e São Paulo.

Global

De acordo com o documento, os 1,4 mil Tbps da América Latina representarão 9% dos 16,3 mil Tbps da capacidade global de interconexão em 2023. Por sua vez, as interconexões globais terão um crescimento de 45%, de 3,7 mil Tbps para 16,3 mil Tbps.

Neste cenário, a digitalização deve ser acelerada por meio dos provedores de serviços digitais, como operadoras de telefonia, serviços, conteúdos digitais e cloud, que crescerão em cinco vezes a velocidade de interconexão em quatro anos.

Dos principais usuários de interconexão, as operadoras liderarão o segmento com 67% das demandas de conectividade em 2023, seguidas por provedores de serviços financeiros, conteúdo e de cadeia de suprimento com 17% e serviços de cloud e TI com 16%.

Entenda

A interconexão é uma conectividade multiponto (vários data centers espalhados pelo mundo) otimizada por meio de pontos de troca de tráfego direta e privada entre os usuários e os serviços locais. Antes, a infraestrutura de TI era centralizada com conectividade ponto a ponto restrita e o backhaul do tráfego de usuários limitado a um data center principal.

Para os negócios, a interconexão é um dos pontos vitais para a redução de latência e desenvolvimento de computação na ponta (edge computing), como serviços de streaming e jogos na nuvem, ao trafegar grandes volumes de dados de empresas privadas para seus usuários mundo afora.