Usuários de phablets, híbridos de smartphones e tablets, são mais ativos nas redes sociais e interagem mais com anúncios em períodos noturnos, de acordo com estudo da Opera Mediaworks divulgado nesta quinta, 22. Considerando os aparelhos com telas de 5 a 7 polegadas, a empresa diz ter encontrado um perfil de uso diferente do registrado em donos de smartphones ou de tablets.

O levantamento foi realizado por meio de dados da plataforma de anúncios da Opera Mediaworks, que registra 64 bilhões de acessos mensais e alcança 500 milhões de usuários por meio de 14 mil sites e apps.

Segundo a Opera, as redes sociais representam 53,8% das visualizações em phablets, número maior do que a média global para dispositivos móveis, que é de 27,2%. Além disso, ao contrário do comportamento de usuários de smartphones, que acessam esportes, notícias e informações, o consumo dessas categorias nos phablets "é bem pequeno". O estudo diz ainda que, apesar do tamanho da tela, esses dispositivos não chegam a substituir tablets, que são mais usados para acessar conteúdos como jogos, música, vídeo e mídia.

O levantamento ainda analisou níveis de volume, obtido com anúncios, e interação (taxa de cliques) do tráfego nos Estados Unidos. Segundo a Opera, o tráfego em phablets é maior pela manhã, das 9h às 12h, mas com receptividade baixa a anúncios. Essa interação aumenta "significativamente" entre as 20h e as 22h. No início da noite (das 17h às 19h), a interação com anúncios, tanto em phablets quanto em tablets, foi considerada baixa pela empresa.