O mercado publicitário brasileiro vai movimentar este ano US$ 4,55 bilhões em mídia digital, o que corresponderá a um crescimento de 17% em comparação com os US$ 3,89 bilhões registrados em 2017, prevê a eMarketer. Mas a maior novidade está no fato de que a publicidade móvel pela primeira vez vai superar aquela em computadores. Se no ano passado o mobile respondeu por 42% do faturamento total com mídia digital, a previsão para 2018 é de que sua participação suba para 55%, movimentando US$ 2,52 bilhões.

A tendência é de que o mobile siga ganhando espaço ano a ano. A eMarketer projeta que em 2022 o mercado publicitário brasileiro movimentará US$ 6,48 bilhões em mídia digital, dos quais 78%, ou US$ 5,05 bilhões, serão destinados à mídia em dispositivos móveis.

No mesmo relatório da eMarketer, a empresa de marketing móvel argentina Logan fornece uma estimativa da divisão dos gastos em mídia móvel no Brasil por tipo de anúncio atualmente: 44% estão concentrados em anúncios de rich media; 35% em display; 13% em vídeo; e 8% em outros formatos, como SMS, MMS e notificações push.