A PagoLivre nasceu como uma fintech com uma solução P2P, em 2014. Depois, mudou completamente seu modelo de negócios e foi para captação de clientes via redes sociais. Porém, as transformações parecem estar no DNA da empresa, que se metamorfoseia novamente, com forte inspiração em suas origens, para se tornar uma plataforma de pagamento.

Com mais de 60 mil usuários diários ativos (DAUs), essa startup trabalha com diversas soluções de pagamentos, inclusive um QR Code em sua carteira própria como frisou o diretor de negócios da PagoLivre, Flávio França: “Acreditamos que vai ter a briga do QR Code. Não vai ter espaço para tanta máquina (de empresas com QR Code) no balcão da loja. Por isso, vai da dor de cada comerciante, se quer um código de pagamento ou campanha de relacionamento”.

Com clientes de pequeno porte em educação, estética, indústria, beleza e saúde, a PagoLivre trabalha exclusivamente com webapp, com oferta de uma carteira própria. Em QR Code, a companhia trabalhará com códigos para o pagamento e para promoção. Embora tenha o código QR em sua wallet, a fintech levará seu QR Code para as máquinas da Cielo.

“Começamos a customizar a plataforma para ser B2B2C. A plataforma tem essa inclinação de atrair o consumidor à loja”, disse França. “Queremos fazer o pagamento mais voltado para soluções que não existem no mercado. Ser uma subadquirente diferente do mercado. Oferecer pagamentos alternativos”.

Crédito recorrente

A PagoLivre tem em seu rol de serviços hoje soluções de disputa de chargeback, discriminação de valores (split), compartilhamento via WhatsApp e Facebook, checkout rápido e compra via smart link. Mas as principais apostas da companhia estão no pagamento com QR Code e na recorrência via crédito.

“Nós criamos o parcelado recorrente no cartão de crédito. Ele é oriundo da recorrência de assinatura, como Netflix e Spotify. Eu posso ter um limite de R$ 500 e comprar um produto de R$ 2 mil, por exemplo”, explicou o diretor. “A ideia é dar opções para o comerciante crescer. Não há limites de parcelas, mas trabalhamos com varejo com a concepção de 24 prestações. Também há opção de entrada”.

Outras novidades que pretende trazer nos próximos meses, a fintech oferecerá uma série de produtos aos seus clientes, como: chatbots para vendas, cobrança e agendamento de pagamentos e a indicação de ‘membro atrai membro’ via WhatsApp.