Um novo aplicativo brasileiro de agregação de notícias produz automaticamente resumos dos textos. É o Spume News, que funciona de forma similar a um mapa mental, com os temas do momento dos principais sites, sendo relacionados às palavras por marcações (tags).

Criado pelos brasileiros Mauro Jeckel e Miguel Manfredi, o app utiliza Big Data para armazenar os textos e dividi-los através de uma fórmula matemática que mistura leitura dinâmica, mapas mentais e a "matemática cladística", que é usada para separar palavras em grupos de assuntos (como acontece na biologia, que avalia as alterações genéticas ao longo do tempo e separa por agrupamentos, criando uma árvore evolutiva).

Ao usar a ferramenta, o usuário não escolhe uma matéria como acontece em leitores como Google Banca, Flipboard e Nuvem do Jornaleiro, mas a sua marcação mais relevante e navega pelo texto escolhido pelo sistema. De acordo com os seus desenvolvedores, isso diminui em 80% os cliques do usuário, além de entender o contexto da matéria em até cinco segundos – algo mais intuitivo.

O SpumeNews é gratuito para Android e iOS e possui entre as suas categorias de conteúdo: breaking news, start-ups, esporte, economia, mundo, política e tecnologia.

SpumeNews para Android
SpumeNews para iOS