O serviço de streaming da Apple, Apple TV+, registrou acesso em 1 bilhão de telas (dispositivos móveis e TVs) desde seu lançamento em 2019. Nesta segunda-feira, 22, a informação foi compartilhada durante a WWDC 20 por Cindy Lin, diretora do programa de engenharia e gerenciamento de produtos de mídia da companhia. No evento para desenvolvedores, Lin confirmou que o aplicativo será expandido para TVs da Sony e Vizio.

A empresa trouxe novidades também para o Apple Home, CarPlay e AirPods, além da nova versão do iOS.

CarPlay

Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple

No sistema de integração automotivo da Apple, a companhia trouxe as chaves do carro para os dispositivos móveis. Nos próximos modelos da BMW, que sairão em julho nos Estados Unidos, os usuários poderão cadastrar a chave digital do veículo no iPhone ou Apple Watch, e encostar o dispositivo para abrir e ligar o veículo – em um formato igual ao Apple Pay. O proprietário do carro pode ainda dar acesso para pessoas próximas, como um filho, com funções totais ou limitadas. Para o próximo ano, a promessa da Apple é que o usuário nem precisará tirar o celular do bolso. Isso porque a companhia desenvolveu um chip de Ultra Wideband (U1) junto à indústria automotiva que permite o bloqueio e desbloqueio do carro à distância. De acordo com Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, 97% dos novos carros que chegam ao mercado norte-americano têm o Apple CarPlay. No mundo esse percentual é de 80%.

Apple Home

No Apple Home, as principais novidades são: a função adaptive lighting, que permite mudar a cor de lâmpadas no ambiente – quando essas possuem cores – de acordo com o momento do dia; o reconhecimento facial de alguém que tocou a campainha, via câmeras e campainhas compatíveis; treinamento da câmera para acompanhar um ponto específico na casa do usuário; além de sugestão de automações e expansões na central de controle e montagem de cenas em um ambiente de casa inteligente.

AirPods

Nos fones de ouvido Bluetooth da Apple, a companhia adicionou som espacial. Inicialmente, a ferramenta chega aos AirPods Pro e permite uma experiência imersiva com reprodução virtual de sons. Outra ferramenta adicionada ao ecossistema de áudio (AirPods Pro, AirPods de 2ª geração, Powerbeats, Powerbeats Pro e Beats Solo Pro) é a possibilidade de mudar o uso dos headsets de um dispositivo Apple para outro, como de um iPad para um iPhone.