Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple

A Apple apresentou a prévia do iOS 14 com pastas de apps automatizadas, prévias de webapps e melhoria nas funções de mensageria do Messages. Durante a versão online do WWDC, evento anual para desenvolvedores da empresa realizado nesta segunda-feira, 22, a companhia revelou mudanças que chegarão às telas dos usuários de iPhones (a partir do 6S) até o final deste ano.

App Clips

Bem similar ao PWA, a Apple lançou uma nova forma de usuários acessarem aplicativos da App Store e da web de forma rápida, o App Clips. Eles unem o mundo offline com on-line, ao permitir que o usuário acesse os apps ao escanear o código do App Clip, escanear um QR Code, encostar por NFC, compartilhar por Messages ou clicar via Safari. Assim, um usuário pode acessar funções especificas, como comprar um café, alugar um patinete ou marcar um parquímetro.

Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, explicou que o App Clip também busca atrair pequenos negócios que não têm apps no marketplace da Apple. Com isso, o App Clip permitirá que empresas possam lançar parte de aplicativos, com kit de desenvolvedor nativo, desde que não tenham mais do que 10 MB.

Messages

Executiva da Apple, Stacey Lysik, apresenta as novidades de mensageria da Apple

O Messages, seu aplicativo nativo de mensageria, registrou um aumento de 40% nas mensagens enviadas entre os usuários e um incremento de duas vezes nas mensagens enviadas em grupo nos últimos doze meses. Foram apresentadas várias melhorias para o serviço. Nas mensagens em grupos, o Messages terá resposta on-line, que permite ao usuário responder diretamente para uma mensagem; e o menções, que permite marcar uma pessoa numa conversa – quando marcado, o usuário recebe uma notificação push da conversa.

Ainda será possível ver as fotos das pessoas que estão no grupo e este poderá ter foto ou emoji para representá-lo. Dentro do grupo, será possível ver as fotos dos integrantes ao redor da imagem que simboliza aquele conjunto de usuários.

Home

Tela principal do iOS 14 com pastas organizadas automaticamente

Na tela principal, o OS móvel terá um organizador dos apps instalados nos smartphones. A ideia, segundo Federighi, VP de software da Apple, é evitar que os usuários tenham diversas telas com apps. Com a função batizada de App Library, o iOS 14 organizará automaticamente os apps em pastas – com base nos temas – e ainda possui opção de sugestões de apps para aquela determinada pasta.

Outra novidade na home screen são os widgets, que foram redesenhados em diferentes tamanhos e formatos, e ganharam a ferramenta Smart Stack, um carrossel automatizado que mostra os widgets de acordo com o momento do dia e a necessidade do usuário. Além disso, a função de Picture-in-Picture passa a funcionar com outros apps, ou seja, o usuário pode ver um vídeo ou receber uma chamada no Facetime e usar o aplicativo de Notas ao mesmo tempo.

Inteligência artificial

App de tradução

Em sua assistente virtual, a Apple melhorou a interface de usuário (UI) e suas funções. A empresa revelou que os usuários fazem em média 25 bilhões de perguntas para a Siri por mês. Com a nova versão do iOS, a assistente poderá mandar mensagens de áudio e digitar mensagens ditadas para envio via Messages, e-mail ou anotações no Notas. O ditado da Siri funcionará em smartphones iPhone Xs inicialmente e em inglês, mandarim, japonês, francês, alemão e espanhol. Além disso, a Apple lançou o seu próprio aplicativo de tradução, o Translate, que permite tradução em tempo real para melhorar a comunicação em 11 línguas: inglês, mandarim, japonês, coreano, espanhol, alemão, francês, italiano, russo, árabe e português (brasileiro).

Privacidade

Função de atualização de conta no Sign-in with Apple

Em termos de proteção do usuário e do seu ecossistema mobile, a Apple trouxe uma série de novidades que dão mais controle ao consumidor. Uma delas avisará ao usuário quando um app pede para rastrear sua localização durante seu uso. No browser Safari, o usuário poderá acessar um relatório que mostra quais rastreadores de sites foram bloqueados e terá monitoramento das senhas para alertar seu consumidor sobre possíveis casos de vazamento.

Na App Store, os aplicativos terão uma descrição mais clara de quais acessos a aplicação pede. E na função de assinatura e controle de contas “Sign-in with Apple”, o usuário poderá atualizar suas informações e escolherá se pode compartilhar sua localização com um app, microfone e câmera. Desde o ano passado, a função Sign-in with Apple teve mais de 200 milhões de contas atreladas.

Apps

Meg Frost, diretora de design de produto para o Apple Maps

Nos aplicativos, a principal novidade é a expansão do novo Maps para Reino Unido, Irlanda e Canadá. E, nas localidades que atua, como Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Xangai e Pequim, o app de navegação terá ainda versão com postos de recarga para carros elétricos (inicialmente com apoio de Ford e BMW); rotas para ciclistas – inclusive com caminhos com menos subidas e escadas; zonas verdes e de rodízio de carros também terão funcionalidade exclusiva, para dar rotas aos motorista; e o app receberá a função de “Guia” para indicar locais e restaurantes que um usuário pode visitar. Por sua vez, o Safari terá tradução dentro do browser para inglês, chinês, espanhol, alemão, francês, russo e português brasileiro.

Os apps nativos na App Store poderão ser baixados no novo OS Mac, Big Sur– inclusive jogos, como Monument Valley.

Disponibilidade

Tim Cook, CEO da Apple

As atualizações do iOS e dos outros softwares da Apple chegam ao grande público a partir do quarto trimestre de 2020, segundo o CEO da Apple, Tim Cook. Por sua vez, as versões de testes para o público (beta) chegam em julho e o beta para desenvolvedores está disponível a partir desta segunda-feira.