Para o presidente da Bemobi e da Mobicare, Pedro Ripper, 99,9% dos desenvolvedores de aplicativos não vão fazer dinheiro. Em especial, aqueles que tentam criar ferramentas pela primeira vez.

“É um mercado que milhares de apps competem pelo nosso tempo. Mas apenas cinco apps ganham a maior parte dessa fatia”, disse o executivo ao lembrar-se dos apps do Facebook que dominam os downloads na Google Play (WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram e Facebook).

A afirmação que pode cair como um “balde de água fria” para os desenvolvedores deve ser encarada, segundo Ripper, como um incentivo. Para ele, no Brasil falta “amadurecimento cultural” para o desenvolvedor persistir e a imagem do criador de sucesso “não existe”. Ele cita como exemplo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que não teve sucesso em suas primeiras aplicações antes do Facebook.

Apps Club x lojas de apps

O criador do aplicativo Apps Club, que unifica aplicativos pagos em uma espécie de “Netflix dos Apps”, não acredita que tenha rivais em seu setor. A ferramenta que ganhou o prêmio Tela Viva 2015, não pretende rivalizar com Google Play. E outras lojas online de apps, como a mexicana Naranya, não teriam potencial para disputar com ele. “Existem alternativas no meio do negócio de lojas de aplicativos. Mas ainda não consideramos como uma concorrência ao nosso app”,  rechaçou Ripper.