Para quem usa vários aparelhos eletrônicos (smartphone, tablet, laptop), com sistemas operacionais diversos, o aplicativo Pushbullet é uma ferramenta ideal para facilitar o compartilhamento de arquivos entre os devices e para funcionar como um agregador de notificações. Com versões para Android, iOS, Chrome, Windows, Mac, Firefox e Safari, ele atende à grande maioria do público.

Fazer a integração poderia ser complicado, mas não é. Basta o usuário instalar o app nos diferentes devices e se logar sempre com a mesma conta, seja do Google ou do Facebook. No computador, a primeira conexão é feita via browser, acessando o site do Pushbullet. Depois, pode-se instalar plugins especiais, como o do Chrome, o que melhora o sistema de notificações. Isso é feito em questão de minutos. No meu caso, conectei dois smartphones Android, um iPad e um Macbook (este via Chrome).

Uma vez tudo conectado é só aproveitar a plataforma. A transferência de um arquivo entre devices de plataformas diferentes, que antes requereria um envio por email ou Bluetooth, passa a acontecer simplesmente arrastando o arquivo para dentro de uma conversa no aplicativo. Isso vale tanto de um smartphone para o desktop quanto ao contrário. É possível também enviar simultaneamente para todos os aparelhos do usuário. E dá para fazer uma lista de amigos para facilitar o compartilhamento com eles, a partir de seus contatos na agenda.

As notificações compõem outro ponto importante. Mensagens de texto recebidas no smartphone agora podem ser lidas e respondidas pelo desktop. Chamadas de voz também aparecem na forma de notificação no desktop. Também há integração com redes sociais, como o Facebook, mas não com aplicativos de mensagens instantâneas ou de VoIP de terceiros.

Na prática, o Pushbullet supre uma necessidade do usuário com múltiplos devices e de plataformas diferentes. Quem trabalha apenas com devices da Apple talvez não sinta necessidade de instalá-lo, já que tanto notificações quanto compartilhamento (via Airdrop) já estão bem resolvidos no ecossistema da companhia. Mas para os demais consumidores é uma mão na roda.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store