A Comissão Europeia está encaminhando um questionário para companhias que podem ser afetadas com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, como estúdios, fabricantes de consoles e marketplaces. A preocupação é de que sejam impedidas de acessar a biblioteca de propriedades intelectuais do estúdio de jogos. Os dados foram obtidos pelo site norte-americano POLITICO e publicado nesta sexta-feira, 22.

Neste mês de julho, os reguladores também tiveram encontros com os rivais da Microsoft para discutir seus receios sobre a aquisição, que ainda não foi aprovada na Europa. Em especial, a Comissão quer entender como a Microsoft pode seletivamente “degradar” a compatibilidade e acessibilidade dessas empresas ao Game Pass, o serviço de assinatura de jogos de PC e Xbox da Microsoft.

Como exemplo de receio, os competidores citaram a possibilidade de limitação de acesso para franquias de sucesso da Activision, como Call of Duty.

A informação da averiguação da Comissão Europeia surge uma semana após a britânica CMA abrir uma investigação para analisar o impacto da transação.

Vale lembrar, a Microsoft confirmou a intenção de comprar a Activision Blizzard no começo deste ano por US$ 69 bilhões ou US$ 95 por ação. Se confirmada, a companhia se tornará a terceira maior empresa com receita de jogos, atrás de Tencent e Sony, e deterá IPs como Warcraft, Diablo, Overwatch, Call of Duty e Candy Crush.