A Polícia Civil do Rio de Janeiro recuperou 4,7 mil aparelhos celulares em todo o estado. E, nesta terça-feira, 22, a Secretaria de Estado da Polícia Civil devolveu 1,4 mil telefones celulares roubados ou furtados que foram recuperados ao longo da Operação Rastreio. Ao todo, mais de 270 pessoas foram presas.
Para a devolução, os dispositivos recuperados passam por uma perícia, os donos são identificados. Em seguida, as vítimas são chamadas, passam por uma triagem e aguardam a entrega do handset na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, zona norte da capital.
De acordo com o Mapa do Crime, ferramenta do Instituto de Segurança Pública (ISP), dez dos 147 bairros do Rio de Janeiro concentram um terço de todos os casos registrados em 2024, ou seja, dos 14.196 furtos ou roubos de celulares, 5.067 aconteceram nessas dez localidades. Centro (1.622), Tijuca (581), Maracanã (455), Barra da Tijuca (424) e Botafogo (423) são os cinco bairros com mais casos.
As vítimas são contatadas por WhatsApp ou ligação telefônica para receberem seus dispositivos de volta.
Os demais aparelhos recuperados (3.300) estão sendo periciados e as investigações seguem para identificar e localizar os verdadeiros donos.
Vale dizer que, em junho, a Polícia Civil fez uma leva de devolução de aparelhos roubados ou furtados. Na ocasião, cerca de 3 mil novos usuários dos dispositivos foram comunicados que deveriam devolvê-los em até 72 horas. Cerca de 1 mil pessoas procuraram delegacias para fazer a entrega voluntária.
Após esse prazo, quem não devolveu o celular passou a ser alvo de investigação por receptação. Inquéritos estão sendo instaurados para apurar a responsabilidade criminal, mas as pessoas ainda podem fazer a devolução de maneira voluntária.
Em paralelo à Polícia Civil, governo do Rio lança Celular Seguro
Vale lembrar que o governo do estado do Rio de Janeiro lançou no dia 1 de julho o aplicativo Celular Seguro RJ (Android, iOS), app que permite o usuário consultar IMEIs de smartphones para saber se estão irregulares ou não. A solução está integrada às bases da polícia e da Anatel.
Foto: Telefones celulares recuperados durante Operação Rastreio da Polícia Civil do Rio. Crédito: divulgação