| Publicada originalmente no Teletime | O sistema de portabilidade numérica no Brasil alcançou a marca de 100 milhões de números telefônicos “portados”. Desse total, 75,22 milhões se referem a trocas de telefones móveis e 24,78 milhões, de telefones fixos.

Implementado em 2008, o serviço é gerenciado pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), também responsável pela divulgação dos dados. São Paulo se destaca nos números, registrando 31,67 milhões de trocas desde a criação do recurso.

A portabilidade permite a troca de operadora mantendo o número, desde que seja dentro do mesmo tipo de serviço (móvel para móvel ou fixo para fixo) e no mesmo DDD. O processo leva até três dias úteis e, desde 2023, inclui uma confirmação por SMS para aumentar a segurança.

Para solicitar, o cliente deve entrar em contato com a nova operadora e fornecer os dados de titularidade.

Segundo trimestre

Entre abril e junho deste ano, foram realizadas 1,73 milhão de portabilidades efetivadas: do total, 1,25 milhão ocorreram na telefonia móvel, crescimento de 1,35% na comparação com o mesmo período de 2024.

Colaborou Henrique Julião, do Teletime

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!