A Samsung traz para o Brasil o refrigerador Family Hub, geladeira com conexões Wi-Fi, Bluetooth, integração com aplicativos, câmeras e gerenciamento de alimentos. Com o sistema operacional Tizen 4.0, o aparelho conectado conta com um display de 21,5 polegadas, de resolução Ful HD, que permite ao usuário assistir à TV, ouvir música, transferir o celular para a tela, além de disponibilizar agenda, previsão do tempo e notícias.

Com o recurso View Inside, por meio de três câmeras internas, o usuário pode verificar o conteúdo do refrigerador sem precisar abri-la, remotamente, pelo smartphone. É possível verificar o que falta, adicionar os itens à lista de compras e marcar as datas de vencimento dos alimentos.

Bixby

O refrigerador conta ainda com a assistente pessoal virtual da Samsung. A Bixby tem tecnologia de identificação de voz e diferencia até seis pessoas diferentes, de modo que cada pessoa da família possa obter informações personalizadas – faladas e escritas –, como agenda, notícias e previsão do tempo. A Bixby, porém, está disponível apenas em inglês.

Integração

Com integração com o aplicativo SmartThings (Android, iOS) a Family Hub pode controlar outros dispositivos domésticos inteligentes e de Internet das Coisas da marca sul-coreana, mas também de terceiros, por meio de sua tela e da Bixby. Entre eles, ar-condicionado, televisores, lavadora de louça, de roupas. É possível, inclusive, jogar a imagem da TV no display do refrigerador para continuar assistindo enquanto se está cozinha. Pode-se ligar e desligar, alterar configurações, coordenar atividades e limitar consumo de energia.

Alô, Alô

Por meio da conectividade Bluetooth disponível na Family Hub, refrigerador e smartphone se conectam, permitindo ao usuário fazer e receber ligações por comando de voz mesmo longe do celular. A função de atender chamadas usando voz está disponível para qualquer smartphone, mas para realizar chamadas por voz é necessário um smartphone Samsung Galaxy.

Emparelhamento e a geladeira

A Family Hub permite o espelhamento com celulares superiores ao Galaxy S6 e ao Note 5. Para TVs, os modelos suportados são J/K/MU6400, NU7400 e RU7100.

O refrigerador é frost free, tem 582 litros, processador Kant-M de 1,7GHz Quad, memória RAM DDR de 2,5 GB, memória flash de 8GB, OS Tizen 4.0, display de 21,5 polegadas, conexões Bluetooth e Wi-Fi (802.11 b/g/n), dois alto-falantes de 5W, dois microfones, três câmeras e uma porta USB. A previsão é de que a Family Hub chegue ao mercado nacional na segunda quinzena de setembro com o preço sugerido de R$ 24,999 mil.