A Bixby, assistente de voz da Samsung que nasceu primeiramente em seus smartphones top de linha, será aprimorada e expandida para outros aparelhos eletrônicos da fabricante sul-coreana em 2019, informou a empresa durante a sua conferência com a imprensa na CES, em Las Vegas, nesta segunda-feira, 7. TVs, geladeiras e até carros passarão a contar com uma nova versão da Bixby e serão integrados com diversos outros produtos do consumidor dentro e fora de casa.

Em determinados modelos de TV conectada da Samsung, a Bixby ganhará mais inteligência e permitirá a realização de buscas por voz comparando o catálogo de diversos serviços de streaming, assim como a programação da TV a cabo. Além disso, vai aprender o gosto do usuário e indicar os conteúdos que melhor se encaixam em seu perfil.

Em geladeiras conectadas, a Bixby poderá pesquisar receitas e lê-las em voz alta, passo a passo, assim como ativar remotamente outros equipamentos na cozinha, como acender o forno e pré-aquecê-lo a uma determinada temperatura.

Em parceria com a Harman, a Samsung anunciou a criação de um cockpit digital para carros, com a Bixby embarcada. Assim, o motorista pode remotamente verificar o nível do tanque de combustível e até programar a temperatura do veículo antes de entrar nele.

Robô cuidador da Samsung, o Bot Care

Foram apresentados também os primeiros robôs residenciais da Samsung. Um deles, chamado de Samsung Bot Care, é uma espécie de cuidador pessoal, que monitora a saúde do seu dono.

Parcerias

A Bixby é uma plataforma aberta, para a qual é possível desenvolver novas aplicações ou integrar existentes. Uber e Ticketmaster já estão integrados. Em breve, Google Maps, Gmail, Google Play e YouTube também serão acessíveis via Bixby, comunicou a Samsung.

Responsabilidade em IA

O presidente da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung, H.S. Kim, reforçou que a empresa está desenvolvendo sua plataforma de inteligência artificial de forma justa, responsável e transparente. “Nossos algoritmos são inclusivos e consideramos a proteção de dados do usuário e sua privacidade como prioridades”, afirmou.