A assistente virtual da Nio (ex-Oi Fibra) no WhatsApp (Android, iOS), Julia, conseguiu comportar 15% a mais de ligações de clientes durante a fase de prototipação. De acordo com Nathália Souza, diretora de negócios da Escale, empresa que apoia a operadora na implementação, isso ocorreu porque a assistente trouxe mais disponibilidade para atender o cliente, ao fazer um suporte 24/7 e ir além do horário comercial.
Neste período de validação, a agente de IA colaborou para aumentar em 14% as vendas e trouxe 38% de produtividade para atendentes humanos, uma vez que transborda para o teleatendimento apenas com leads com mais potencial de conversão.
Durante o Super Bots Experience 2025, evento organizado por Mobile Time em São Paulo, nesta sexta-feira, 22, a executiva ainda explicou que Julia registrou 50% a mais de conversão na comparação com um chatbot roteirizado com transbordo humano.
IA na Nio

Exemplo de ligação de vendas da agente de IA da Nio (Crédito: Marcos Mesquita/Mobile Time)
Conhecida internamente como Aisa, a assistente Julia foi orquestrada pela Escale e conta com tecnologias da OpenAI e da ElevenLabs para conversar com clientes por meio de voz. Atualmente, a agente está presente na base da operadora e realiza vendas de planos de Internet fixa.
“Quando você mistura a voz, o telefone e a IA, você cria jornadas que muitas vezes no humano não seriam tão intuitivas. Você consegue unir essa flexibilidade do humano com a segurança do digital, taguear, rastrear, otimizar mídia e até validar informações para garantir uma venda segura, não uma venda indevida”, disse Arthur Donadio, diretor de serviços digitais da Nio.
Mesmo com essas jornadas digitalizadas e com a robustez da IA, Donadio reforçou que a tecnologia não substituirá os atendentes humanos na operadora, mas dará mais capacidade a eles. Complementarmente, Souza afirmou que a tecnologia deu 38% mais de produtividade com leads mais assertivos para serem fechados por humanos é um exemplo de como a IA pode ajudar na operação.
Imagem principal: Nathália Souza, diretora de negócios da Escale e Arthur Donadio, diretor de serviços digitais da Nio (Crédito: Marcos Mesquita/Mobile Time)