Duas soluções de gestão de riscos de fraudes da Visa – Visa Advanced Authorization (VAA) e Visa Risk Manager (VRM) — vão operar de forma independente da rede da companhia na América Latina e no Caribe. Ou seja, emissores de cartões da região poderão usar as ferramentas em terminais de pagamento e redes de cartões de outras bandeiras. A proposta é que a tecnologia se torne agnóstica e tenha uma abordagem de gestão de risco mais unificada.
O primeiro projeto foi implementado no Banco Diners Club do Equador. Ambas as soluções ajudam a instituição a detectar e gerenciar fraudes em tempo real não só na rede Visa, mas também em outras redes de pagamento. A solução também está em fase piloto com dois clientes no Brasil.
A estratégia da companhia é expandir seus serviços de valor agregado (SVA) para além de sua rede e, com isso, ampliar o impacto das soluções Visa de prevenção de fraudes em diversos pontos de pagamento.
VAA e VRM podem ser incorporadas separadamente ou em conjunto e são baseadas em inteligência artificial. Caso sejam implementadas juntas, será possível otimizar as autorizações dos emissores, combinando as informações em tempo real de VAA, com estratégias de risco para o cliente gerenciadas por meio do VRM.
Sobre as soluções da Visa
O VAA é um modelo de qualificação de risco baseado em IA e que opera há mais de 30 anos. A ferramenta avalia até 500 atributos em cerca de um milissegundo. Sua função é detectar fraudes em tempo real.
Já o VRM usa as informações do VAA e as transforma em dados acionáveis por meio de um conjunto de ferramentas web intuitivas. Neste caso, a solução auxilia na criação de estratégias de risco personalizadas para todas as redes de cartões.
Tanto VAA quanto VRM são utilizadas por mais de 8 mil instituições financeiras no mundo.