A Gerdau adotou a tecnologia de realidade virtual (VR, na sigla em inglês) para os funcionários que trabalham na área de manutenção da caldeiraria da sua usina em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. É um trabalho de alta periculosidade, que envolve a solda de peças pesadas, o que poderia causar queimaduras ou outros acidentes. Os empregados agora passam por um treinamento com um óculos de VR que simula o ambiente de trabalho. Tal como um jogo, eles precisam simular atividades do dia a dia usando um joystick e vão avançando de fase conforme cumprem o protocolo de segurança a cada tarefa.

"Esse treinamento antes era feito em uma sala, com papel e caneta. Era mais na teoria. Com os óculos digitalizamos todo o ambiente de trabalho da pessoa. E tem um joystick para mexer nas coisas", descreve Francisco Fortes, vice-presidente de pessoas e desenvolvimento organizacional da Gerdau. São

Outra vantagem do uso de realidade virtual é não precisar interromper o trabalho na caldeiraria ou aguardar pela manutenção dos seus equipamentos para fazer treinamentos. A Gerdau avalia a possibilidade de levar essa tecnologia para o treinamento em outras caldeirarias e também em outras áreas da empresa.

São usados smartphones Android acoplados a um óculos de VR. A aplicação foi desenvolvida pela Nexo, companhia que atua há dez anos no segmento de capacitação digital para o mercado corporativo.

Treinamento com VR de funcionários da caldeiraria de Charqueadas/RS