Painel de retenção de usuário móvel durante o Mobile Marketing Brasil nesta quinta-feira, 22 (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A chave para a estratégia de vendas na Black Friday de 2022 está em adiantar parte das ações de retenção, seja nos meses que antecedem a data ou mesmo na véspera dos jogos. Durante o Mobile Marketing Brasil, evento organizado pela RankMyApp nesta quinta-feira, 22, especialistas do segmento compartilharam preocupações de suas empresas em conseguir a atenção da maioria de seus clientes com a proximidade dos jogos da Copa do Mundo no Catar, que acontece em paralelo com a data de vendas. Vale dizer que a data de promoções cai este ano no dia 25 de novembro. E a Copa começa no dia 20 do mesmo mês.

Para Gilson Amaral, gerente de mídia e performance da Mosaico (Buscapé e Zoom), o comércio já começou a antecipar a Black Friday de 2022, como as ações promocionais na semana do cliente. Em sua visão, a comunicação da Black Friday precisa começar o quanto antes, pois não adiantará “disparar uma comunicação durante o jogo”.

Já Ana Menezes, gerente de aquisição e crescimento da Foodology (empresa de dark kitchens), alerta que neste ano é preciso tomar cuidado nos “horários dos jogos no dia da Black Friday”. Mas cita como “estratégia interessante” para antecipar as vendas “reativar clientes que compraram em edições anteriores da data”.

Por sua vez, Davi Frates, head de crescimento da Meu Tudo, completou ao dizer que é possível usar os dados de compra dos clientes para montar um pool de ofertas, com aquilo que ele não comprou ao longo do ano e oferecer antes da Black Friday. Ainda assim, o executivo reconhece que o “consumo vai ser bem diferente neste ano”, mas é uma estratégia a ser feita em cada segmento: “Para quem trabalha com bebida e comida, está fácil fazer a comunicação na hora do jogo. Para linha branca e marrom, o ideal é ofertar antes da Black Friday”, explicou.