Os senadores republicanos do Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos votaram para autorizar intimações para que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e o CEO do Twitter, Jack Dorsey, testemunhem na casa sobre as queixas de preconceito anticonservador. Os executivos precisarão explicar as acusações de supostas censuras de um artigo recente não verificado do New York Post sobre Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente e candidato a presidente do Partido Democrático Joe Biden. A reportagem alegava que Hunter teria apresentado seu pai a um executivo da empresa ucraniana de energia Burisma.

Durante meses, a campanha de reeleição do presidente Trump teve como alvo as supostas conexões de Biden com a Ucrânia como a base de ataques políticos. Reportagens contestaram as alegações do Post, e Facebook e Twitter agiram para reduzir o alcance do artigo.

O Facebook sinalizou que o artigo estava sujeito a checagem de fatos por terceiros e, por isso, teria sua distribuição reduzida. Os usuários ainda poderiam compartilhar a história, mas não ela obteria um impulso do algoritmo.

No caso do Twitter, a mídia social proibiu totalmente os links para a reportagem. Isso acendeu a fúria dos republicanos, que alegaram que as plataformas censuravam os conservadores a 19 dias da eleição presidencial nos EUA. A mídia social alegou que tomou a decisão de acordo com suas políticas de material hackeado e dados privados, uma vez que a história continha informações de contato pessoal e material supostamente retirado de um laptop sem o consentimento do proprietário. Os usuários ainda podem compartilhar artigos comentando sobre a peça, desde que ela não contenha as informações supostamente hackeadas ou pessoais.

Doze republicanos no comitê votaram para autorizar as intimações e dez democratas protestaram contra a votação anterior da sessão sobre a nomeação de Amy Coney Barrett para a Suprema Corte e acabaram ficando de fora dessa votação também. No fim, a votação para levar os CEOs foi de 12 votos contra zero.

A moção não tem uma data para os depoimento dos representantes de Facebook e Twitter. Segundo reportagem no site CNBC, Zuckerberg e Dorsey já estão prontos para testemunhar perante o Comitê de Comércio do Senado no dia 28 de outubro, juntamente com o CEO do Google, Sundar Pichai, sobre a acusação de preconceito e questões de privacidade.