O comitê de comércio e energia do Congresso dos Estados Unidos confirmou para o próximo dia 5 de setembro a audiência do CEO do Twitter, Jack Dorsey. Ao grupo formado por legisladores norte-americanos, o executivo responderá pela atuação da rede social em monitorar o conteúdo que por nela circula, e sobre os algoritmos usados em sua plataforma.

Em nota, Greg Walden, presidente do comitê, disse: “O Twitter é uma plataforma incrivelmente poderosa. Ela pode mudar a conversa nacional com um tweet se tornando viral. Quando decisões sobre dados e conteúdo são feitas, usando processos opacos, o povo norte-americano tem razão em levantar preocupações. Esse comitê pretende fazer perguntas difíceis sobre como o Twitter monitora e o conteúdo de suas políticas, e esperamos que Dorsey seja franco e transparente em relação aos processos complexos por trás dos algoritmos da empresa e das decisões de julgamento de conteúdo”, disse Walden, a respeito de como a empresa decide o que é fake, real ou danoso.

Vale lembrar, o CEO do Twitter não é o primeiro executivo de uma rede social a prestar esclarecimentos aos políticos norte-americanos. O mesmo comitê ouviu em abril deste ano Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Na audiência, Zuckerberg respondeu questões sobre a falha de sua empresa na proteção de dados dos usuários contra campanhas de desinformação e sobre o escândalo da Cambridge Analytica.