A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pelas empresas não pode estar ligada apenas à área de cibersegurança delas. Essa é a visão do diretor de cibersecurity da IBM, João Rocha. Em conversa recente com Mobile Time, o executivo explicou que a questão da LGPD é mais ampla.

“Os profissionais das empresas não podem pensar que LGPD é um tema apenas da área de segurança. Tem que envolver diversas áreas de suas organizações”, disse Rocha. “É preciso ter uma gestão assertiva da LGPD. Isso demanda descoberta de dados, proteção efetiva, acompanhar o dia a dia e provar que tudo está funcionando e dentro da lei”.

Com uma carteira de clientes vasta, como escritórios de advocacia a empresas de telecomunicações, Rocha explicou que vê as empresas divididas em três níveis em relação à lei no Brasil hoje: as que estão no começo da jornada e analisam como entrar; aquelas que estão no meio-termo e analisam como investirão; e as mais avançadas com orçamento e projetos em curso. O diretor da IBM explicou que há mais empresas entre o primeiro e o segundo estágio. São poucas aquelas com orçamento e ações destinadas para adaptação à LGPD.

O executivo da IBM alerta ainda que não há padrões ou selos LGPD, mas, sim, uma série de soluções que devem ser aplicadas para uma empresa estar dentro da Lei Geral de Proteção de Dados.

Mobi-ID

João Rocha é um dos convidados do Mobi-ID, o seminário dedicado ao mercado de identificação e autenticação digital que acontece na próxima segunda-feira, 25, no WTC, em São Paulo. Rocha apresentará às 15h20 a palestra “Criptografia na era da computação quântica”, ao lado de Marcio Bassetto, Cybersecurity Presales Solutions Architect, IBM Brasil.

Outros painéis de destaque no seminário são: os desafios de ordem técnica, social e regulatória para aplicações de reconhecimento facial; diferentes meios de autenticação digital; palestras sobre LGPD; autenticação de objetos conectados; e localização como fator de identificação.

Também há apresentação de casos de sucesso da Vivo, TSE, prefeitura de São Paulo e Polícia Militar do Rio de Janeiro. O evento está em sua segunda edição e é organizado por Mobile Time.

A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected].