O primeiro padrão de rádio para a quinta geração de redes móveis foi aprovado nesta semana pelo 3GPP, durante plenária da entidade técnica RAN 78, que acontece em Lisboa. De acordo com a associação setorial 5G Americas, o encontro aprovou especificações do Novo Rádio 5G Não Autônomo (Non-Standalone 5G New Radio), que se apoiará no uso de redes LTE já existentes para oferecer 5G na interface aérea.

Com isso, a entidade espera que futuros padrões 5G continuem sendo desenvolvidos, mantendo uma tecnologia móvel completamente padronizada. Pelo Twitter do 3GPP, o coordenador da RAN 78, Balazs Bertenyi, chamou o fato de “uma conquista impressionante em um tempo notavelmente muito curto, com créditos particularmente aos grupos de trabalho”.

Em comunicado, o diretor da 5G Americas para a América Latina e Caribe, Jose Otero, destacou que a compatibilidade com a infraestrutura existente pode ser positiva para a região.  Segundo ele, “ao utilizar como base de lançamento as redes LTE, se encurta o tempo de chegada da 5G na região, pois contrário ao que aconteceu com as gerações anteriores, não é preciso desenvolver uma nova rede complementar do nada”. Otero afirma que as operadoras já podem verificar quais localidades onde já há LTE ou LTE-Advanced e que poderiam viabilizar a chegada da quinta geração.