A Alphabet, controladora do Google, apresentou uma série de novidades para este ano nas áreas de inteligência artificial (IA), direção autônoma e mensageria na última terça-feira, 22.

Inteligência Artificial

A primeira delas é sobre inteligência artificial, com sua CFO, Ruth Porat, dizendo à CNBC que a tecnologia não precisa de tantos dados para desenvolver-se. Em participação durante o Fórum Econômico Mundial, Porat deu como exemplo um estudo médico recente do Google que conseguiu reconhecer a diferença entre um nódulo e um câncer em metástase, em 99% dos testes, ao usar o IA para comparar a imagem de uma biópsia com um banco de dados histórico.

A executiva ressaltou que é preciso apenas uma centena de imagens de biópsias para identificar um câncer de mama, por exemplo, devido aos desenvolvimentos da inteligência artificial. A fala de Porat coincide com a expansão do projeto de aplicação de aprendizado de máquina para predição na saúde do Google, feito através de históricos médicos. Agora, mais centros acadêmicos médicos vão participar da ação, como o Intemountain Healthcare de Utah, Estados Unidos.

Direção autônoma

A outra novidade do Google é a expansão da operação da Waymo para Michigan. De acordo com a Reuters, uma nova planta será construída na cidade, que é conhecida como o lar da indústria automobilística norte-americana. O local receberá um investimento privado de US$ 13,6 milhões e US$ 8 milhões em contrapartida estatal.

Localizado ao Sudeste de Michigan, a nova fábrica deve ter inicialmente 100 postos de trabalho, mas pode chegar a 400 vagas. Atualmente, a companhia tem 20 funcionários na região. A ideia da Waymo é contratar mais pessoal para transformar carros da Land Rover e da FCA em veículos autônomos em nível 4, ou seja, o carro segue o caminho traçado e não tem intervenção do motorista.

Hangouts

O Google confirmou que o Hangouts deixará a sua suíte de programas, o G-Suite, a partir de outubro deste ano. A empresa lembra que os usuários devem migrar para o Hangout Chat (texto) e para o Hangout Meet (vídeo e voz) para uso via web ou em dispositivos móveis. Embora esteja agendado para outubro, o processo de transição começa a partir de 16 de abril, que engloba a atualização e transferência de funções do Hangouts clássico para o Hangouts Chat. Entre as vantagens da nova geração do aplicativo estão a integração com o Gmail, opção de conversação com usuários externos e melhoria nas conversas em vídeos e voz.