Mike Sievert, CEO da T-Mobile com camiseta de sua operadora; Elon Musk, dono e engenheiro-chefe da Space X com a camiseta “Occupy Mars” (crédito: reprodução T-Mobile/YouTube)

A T-Mobile anunciou na noite da última quinta-feira, 25, uma parceria com a Space X para levar cobertura satelital para dispositivos móveis onde não há cobertura nos Estados Unidos. O engenheiro-chefe e dono da Tesla, Elon Musk, e o CEO da T-Mobile, Mike Sievert, apresentaram a nova rede direto da Star Base da empresa de satélites.

A rede satelital tem como objetivo levar conectividade a áreas em que as redes LTE e 5G não cobrem no país. De acordo com a operadora, 1,3 milhão de quilômetros quadrados estão sem cobertura celular nos EUA. Isso inclui, por exemplo, os parques nacionais norte-americanos e regiões geográficas de difícil acesso, como o parque Yellowstone, Montanhas Rochosas do Colorado e até trechos dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Satélite para o celular

Exemplo da frequência de banda média entre as bandas altas e baixas (reprodução: T-Mobile Business)

A tecnologia satellite-to-cellular da rede consiste em um sinal vindo de satélites Starlink usando a frequência de 2,5 GHz da T-Mobile para chegar aos usuários da operadora móvel. A rede começará o teste beta com transmissão de SMS, RCS, MMS e aplicativos de mensageria selecionados no final do próximo ano: “A questão dos apps de mensageria selecionados, ainda não conversamos com ninguém, acabamos de anunciar. Mas é uma questão de técnica, nós precisamos conversar com os parceiros para separar os dados de mensageiros do resto do tráfego de dados”, disse Sievert.

Por sua vez, o executivo da Space X afirmou que a maioria dos usuários da T-Mobile poderão usar seus smartphones para entrar na rede, sem a necessidade de adição de um hardware, como uma antena de recepção de satélite: “A ideia é que o telefone que você (usuário) tem, hoje, vai funcionar (na nova rede)”, afirmou Musk.

“Vamos oferecer conectividade em lugares que não têm antenas celulares. Mas veja, não é um substituto para ERBs, que são superiores ao que oferecemos aqui e estão em áreas urbanas. Isso aqui é cobertura básica para áreas descobertas”, completou.

Inicialmente, a oferta da cobertura satelital será incluída gratuitamente nos planos de telefonia mais básicos da companhia. Na coletiva para a imprensa local, Sievert explicou que posteriormente a tecnologia evoluirá para dados e voz.

Roaming Global

Sievert ainda fez um “chamado” para operadoras no mundo todo. O intuito do CEO da T-Mobile é criar um “Roaming Recíproco”: “Se as operadoras ao redor do mundo quiserem fazer algo similar que fizemos aqui, o uso de mid-band com link dedicado na constelação do Starlink, nós poderemos ofertar roaming recíproco para eles. Assim, o cliente deles poderão ter conectividade nos parques nacionais e nossos clientes nos países que estiverem visitando”, completou.