Depois das pulseiras, dos relógios, dos óculos e até dos capacetes de moto conectados, chegou a vez das escovas de dente. Sim, esse acessório de uso diário de todos que prezam por sua saúde bucal agora se comunica com o smartphone do seu dono, via Bluetooth. A tecnologia está presente em novo modelo de escova de dentes elétrica criado pela Oral-B em parceria com a Braun e demonstrada no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

O produto funciona acompanhado de um aplicativo (Android e iOS) instalado no smartphone do usuário. A escova transmite para o app quantas vezes por dia a boca foi escovada e, o mais importante, como foi a escovação. É medido quanto tempo foi dedicado a cada parte da boca e qual foi a pressão aplicada. O app alerta se a pessoa usou força demasiada ou se deixou de escovar por tempo suficiente uma determinada área da boca. Os dados podem ser compartilhados com o dentista do usuário, se este quiser.

O app oferece também diferentes modos de escovação, dependendo do que for aconselhado pelo dentista. Há um modo para dentes sensíveis e outro para quem está usando pastas de clareamento, por exemplo. A escova, contudo, não identifica a área exata que está sendo escovada: ela apenas guia o usuário, indicando por quanto tempo deve escovar cada parte da boca. É a pessoa quem informa quando trocou de área, e o app então registra o tempo de escovação. Durante os testes feitos com 8 mil pessoas ao redor do mundo, quem usou a escova aumentou seu tempo médio de escovação de 60 segundos para 136 segundos. Talvez tenha ajudado o fato de o app funcionar com a tela dividida: metade com o guia de escovação e a outra metade permite abrir um site ou vídeos, para entretenimento durante a atividade.

A escova de dentes inteligente da Oral-B começará a ser vendida no mundo inteiro a partir de junho com o preço sugerido de 219 euros.