Desculpem se parecerei um pouco blasé, mas a dica de aplicativo desta semana aborda uma das melhores tecnologias apresentadas em 2021. Fomos (virtualmente) até a Alemanha para trazer uma inovação, para ser mais exato até a Baviera, o aplicativo da rádio pública local, Bayerische Rundfunk. O app traz um serviço que não é usado por streaming de música, vídeo ou qualquer outro aplicativo multimídia localmente.

Batizado de BR Radio (Android, iOS), o diferencial deste aplicativo é que ele permite ao usuário voltar até cinco horas na programação da rádio. Ou seja, o ouvinte pode voltar no tempo para ouvir uma música, um programa ou notícias, sem precisar fazer um download sequer.

Essa funcionalidade pode ser usada por uma linha do tempo ou pela lista de programas e músicas no player. Por exemplo, o usuário olhou na lista e viu uma canção que gosta, mas deixou de ouvir. Então, basta clicar nela na lista para ouvi-la novamente.

O serviço de voltar no tempo serve para qualquer uma das oito rádios públicas no sistema da Bayerische Rundfunk que estão no app, são elas: Bayern 1, música pop e notícias; Bayern 2, talk shows e música; Bayern 3, trânsito e música; BR-Klassik, música clássica, ópera e documentários; B5 Aktuelle, de notícias (bem parecido com a BandNews); BR Schlager, de músicas antigas populares; Puls, de música alternativa; e BR Heimat, de música folclórica e documentários da Baviera.

Ainda chama a atenção que o aplicativo da BR Radio tem um botão chamado de “News”. Ao clicar nele, o ouvinte é direcionado imediatamente para as notícias mais recentes, independente da rádio.

Conteúdo

A programação da rádio em todas as estações é ótima. Óbvio, a parte das notícias é preciso ter o conhecimento do idioma alemão. Mas a seleção das músicas variada em todos os segmentos: da música pop ao folclore alemão.

E não há bloqueio para uso por brasileiros.

Para quem assistiu ao Tela Viva Móvel 2021, os participantes do painel de games abordaram bastante a necessidade de fazer o benchmark correto, ou seja, observar o que está sendo feito fora do País e por concorrentes. Além disso, citaram a importância de inovar na produção de aplicativos e produtos. Sem isso, não há como atrair usuários e consumidores. Então, vale a dica da BR Radio para quem também está… pesquisando.

Arrisco dizer que, em ano de explosão do Clubhouse – com vários serviços de streaming e redes sociais tentando embarcar –, o aplicativo da BR Radio é o melhor serviço multimídia de áudio que pude testar. Inclusive, o app alemão é uma ótima opção para quem não pode (ou não quer) pagar por serviços de streaming de música.