Rioeduca em Casa

A secretaria de educação da prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira, 23, o aplicativo Rioeduca em Casa (Android), a plataforma oficial de ensino remoto da rede municipal de ensino. O app é voltado tanto para alunos como para professores. Nele, será possível acessar: Google Sala de Aula, conteúdos online, Rioeduca na TV, entre outras opções. Estima-se que 650 mil alunos sejam beneficiados com o app.

O Rioeduca em Casa já está disponível na Google Play e pode ser acessado por dispositivos Android a partir da versão 5.1. Segundo a prefeitura, a plataforma em breve estará na loja de aplicativos da Apple para o usuário de dispositivos iOS com versão 10.0 ou superior. A secretaria municipal de educação vai patrocinar a navegação no site, ou seja, ele é zero rating e o usuário não utilizará sua franquia de dados.

Com a plataforma, os alunos poderão assistir às aulas gravadas dos professores e também àquelas feitas por meio de videoconferência. Os docentes acompanharão a participação de cada aluno. Será possível também usar um chat para tirar dúvidas e ambientes para subir material, fazer downloads e visualizar PDFs, além de receber o retorno do professor com os exercícios corrigidos.

Ao se logar, o usuário poderá escolher a conexão de uma rede privada (VPN).

Vale lembrar que a secretaria estadual de educação do Rio de Janeiro também está desenvolvendo uma plataforma educacional com videoaulas gravadas pelos professores da rede pública.