Videoaulas; Seeduc

Professor grava videoaula que estará disponível a partir de maio. Crédito: Divulgação/Carlos Magno e Fábio Rodrigues

Um grupo de 96 professores da rede estadual do Rio de Janeiro está gravando em um estúdio, cedido pela Firjan, um total de 680 videoaulas para seus cerca de 700 mil alunos. Trata-se de conteúdos de todas as matérias e séries para serem revistos, uma vez que a rede ficou sem aulas durante a maior parte do ano letivo em 2020. O material estará disponível aos estudantes por meio de um aplicativo que será oferecido pela Secretaria de Educação (Seeduc) sem a necessidade de consumo de franquia (zero rating).

Cada vídeo terá o resumo da matéria por bimestre e será disponibilizado junto a materiais didáticos digitalizados, além de podcasts com detalhamento das aulas.

O aplicativo ainda está em desenvolvimento, mas alunos e professores usarão também o Google Classroom (Android, iOS).

As aulas na rede pública estadual começam no dia 1º de março nos modelos de ensino híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados) ou somente remoto. A modalidade vai depender das recomendações do Comitê Científico e das autoridades de saúde. A partir de maio, os conteúdos produzidos estarão disponíveis para serem trabalhados de acordo com a série ou ano escolar em que o aluno estiver matriculado.

As videoaulas fazem parte do plano pedagógico da secretaria estadual de educação, que estabeleceu uma série de atividades extras para a reposição de conteúdos perdidos pelos alunos, após a suspensão das aulas na maior parte do ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus.