A Americanas informou na manhã desta quarta-feira, 23, o retorno gradual e seguro das atividades dos e-commerces Americanas.com (Android, iOS), Submarino (Android, iOS) e Shoptime (Android, iOS), quase três dias após tirar de operação os marketplaces. De acordo com a companhia “não há evidência de comprometimento das bases de dados.”

Às 10h54, o app da Americanas estava com a seguinte mensagem:

“Estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança”.

Em breve ronda feita por este noticiário nesta manhã, os e-commerces do Submarino e do Shoptime ainda estavam fora do ar no mesmo horário.

A companhia reconhece que a falha começou no domingo, 19, quando usuários relataram que estavam sendo direcionados para sites fora do domínio da Americanas, algo que especialistas ouvidos por Mobile Time indicam como sequestro de DNS.

Mesmo com o retorno gradual e seguro, a brecha que resultou em “acesso não autorizado” mantém as equipes da varejista em estado de alerta com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo.

A companhia reforçou que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados, mas não deu detalhes de como o ataque afetou a operação da companhia. Vale lembrar que o Procon-SP notificou a companhia sobre a falha.